
Por Ricardo Almeida
O medo começa a tomar conta dos Pernambucanos com a possibilidade da chegada do Coronavírus ao estado. A procura por álcool em gel e máscaras de proteção fez os estoques das principais farmácias de Recife e Jaboatão esgotarem. A equipe do Referência Brasil, visitou 16 farmácias e 9 supermercados, nos bairros de Recife e Jaboatão, e não encontrou o produto disponível. A corrida para compra de álcool em gel, está sendo observada em várias outras cidades brasileiras.
Em São Paulo, o Procon fará um levantamento dos preços de máscara de proteção e álcool em gel para verificar se os estabelecimentos estão cobrando valores abusivos por causa do surto de coronavírus.
O Procon-SP informou que serão verificados os preços cobrados neste mês por várias marcas dos dois produtos em 15 farmácias que cobrem as cinco regiões da capital paulista e compará-los com os preços vigentes em fevereiro de 2019.
A entidade também vai apurar qual a forma de comercialização da máscara de proteção e do álcool gel e se a quantidade para venda está sendo fracionada para que todos tenham acesso aos produtos. “Caso o levantamento aponte aumento injustificado e abusividade nos preços, as empresas poderão ser multadas”, informou, em nota, o Procon-SP. O resultado da pesquisa deve sair na primeira quinzena de março.
Produto em falta
Diante da demanda pelas máscaras e pelo álcool gel, os produtos já estão em falta em alguns estabelecimentos na capital paulista.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar, ou tossir, e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Com informações do Referência Brasil e Agência Brasil.