MARULHOS RESORT
FPF
BEACH CLASS
ITALIANA FIAT É GPTW
CEMEL

TRE reinaugura Centro de Memória Eleitoral

Cultura, curiosidades e, principalmente, história estão à disposição de estudantes de escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental ao Médio, gratuitamente.

16/03/2020 14h15Atualizado há 6 anos
Por: Marcos Lima

Por Saulo José de Araújo Moreira

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O TRE-PE reinaugurou, na semana que passou (quarta-feira, 11), o Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel). A visitação ao centro é gratuita porém, para um conforto e organização maior, precisa ser agendada. 

O espaço, ligado à Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), foi concebido para abrigar uma exposição em que mostra a trajetória da democracia no Brasil, passando pela criação da Justiça Eleitoral com seus primeiros títulos, documentos e fotografias que retratam marcos históricos e que permitem a imersão dos visitantes em diversas épocas. 

O presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, o diretor da EJE, desembargador Ruy Patu, e o vice-diretor da EJE, desembargador José Alberto de Barros Freitas Filho, estiveram presentes à reabertura. As atividades do museu, que estava fechado desde dezembro passado, estão sendo retomadas após uma série de reformas estruturais. 

Cultura, curiosidades e, principalmente, história estão à disposição de estudantes de escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio, gratuitamente. Além dos documentos mantidos nos expositores de vidro, o acervo conta com urnas eleitorais de variados modelos, dos mais antigos, feitos de lona, ao formato eletrônico atual. 

Ao despertar a curiosidade dos jovens, a exibição ajuda a ampliar também a consciência sobre a importância do voto, conquista social que hoje permite que todo cidadão participe da gestão do país. Todo esse percurso pela história da democracia brasileira é guiado por pessoas capacitadas, que têm o domínio da matéria e que, além de falarem com propriedade, falam com gosto pelo que fazem. 

De acordo com a coordenadora do Centro, a servidora Télia Gaspar, durante o ano de 2019 o número de beneficiados foi de aproximadamente 800 pessoas, na maioria instituições de ensino da rede pública estadual, incluindo servidores e terceirizados do próprio TRE. A meta do TRE-PE é ampliar a participação das escolas nas visitações. 

Escolas 

As escolas podem usufruir do espaço, bastando agendar a visitação no site do Cemel ( http://www.tre-pe.jus.br/o-tre/conheca-o-tre-pe/centro-de-memoria ). E ou através dos telefones 3194-9554/9444. Podem agendar pessoas físicas ou instituições. 

Versão Digital 

Além das visitas presenciais, onde é possível conhecer as mudanças no processo eleitoral, a evolução das urnas e a história da Justiça Eleitoral de Pernambuco com riqueza de detalhes, desde 2018 o Centro dispõe também de uma versão digital. 

O projeto foi idealizado com a intenção de aproximar a população de sua história, permitindo o acesso às riquezas do museu a um maior número de usuários. 

O site traz um pequeno resumo sobre os momentos políticos do nosso país e introduz o que pode ser encontrado na exposição física, como o registro documentado do primeiro voto feminino. Conta também a história das urnas, a modificação dos títulos eleitorais, curiosidades sobre eleições etc. 

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel) está localizado à Avenida Rui Barbosa, 320 - Anexo Djaci Falcão, Graças, Recife/PE e o horário de visitação é das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários