Sábado, 28 de Maio de 2022 23:52
81981941434
ARTES DIA DO COMPOSITOR

O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro

Apesar de já existir este dia, sendo o Brasil o berço de grandes compositores, merecendo uma data especialmente dedicada a esses nomes

15/01/2022 15h26 Atualizada há 4 meses
Por: Marcos Lima Mochila Fonte: Redação da Revista Total
O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro

 

Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias. Além da técnica, utilizam toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões. 

A ideia da data de 15 de janeiro surgiu no México, tendo decorrido em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir de 1983. 

O Brasil, por ser o berço de grandes compositores e compositoras, que têm papel vital na nossa cultura e são essenciais na construção de nossa história musical, merecia ter o seu próprio dia e, por isso, foi criado o Dia do Compositor Brasileiro. 

A data foi criada em 1948, pelo saudoso cantor e compositor Herivelto Martins, que foi um dos fundadores e fez parte da diretoria da União Brasileira dos Compositores, em 1942, lutando pelos direitos da classe dos compositores, ajudando a regulamentar a profissão. 

Em 1983, o deputado Cunha Bueno apresentou o projeto de Lei 581/83, com o objetivo de oficializar o 7 de outubro de Herivelto como o Dia do Compositor, a ser celebrado em todo o território nacional. De acordo com o documento, o dia foi festejado até 1980 apenas no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, passou a ser celebrado também em São Paulo. A proposta do projeto era a de elevar essa comemoração a todo o país. 

O projeto foi arquivado pela Câmara dos Deputados em 1989, mas a celebração informal se manteve e, hoje, a celebração acontece em várias localidades do país, embora nenhum parlamentar brasileiro tenha tido ainda a ideia de tornar lei – merecidamente – essa data. 

Mas, como tudo tem seu tempo certo, já há um parlamentar trabalhando para isso, segundo nossas fontes na Câmara Federal.

É esperar para ver...! Enquanto isso, eu fico com as duas datas – até porque os compositores merecem muitas mais, ainda -, e as dedico ao meu amigo, parceiro musical, cantor e compositor do País de Caruaru, Israel Filho, e a John Lennon, in memorian.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias