Sexta, 04 de Setembro de 2026
23°C 27°C
Recife, PE
Publicidade

O interior de Pernambuco também ferve no Carnaval

Além do frevo, o ritmo mais quente, muitos outros também se destacam nos festejos de Momo

Marcos Lima
Por: Marcos Lima Fonte: Redação do Portal Difusão Brasil
12/02/2024 às 22h02 Atualizada em 17/02/2024 às 10h29

 

 

Assim como quando se fala de pontos turísticos de Pernambuco, principalmente fora do País, é comum sempre se citar apenas a praia de Porto de Galinhas, o forró de Caruaru, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e alguns outros. quando se trata de Cultura, de Carnaval, é normal se citar apenas Recife e Olinda. 

No entanto, durante as festividades de Momo, por quase 30 dias, se respira essa festa por quase todos os 184 municípios do Estado, inclusive no território de Fernando de Noronha. 

Com o intuito de mostrar um pouco do Carnaval que não é apenas de Recife e Olinda, destacamos dois desses municípios, que realizam um grande Carnaval: Bezerros e Vitória de Santo Antão. 

Localizada a pouco mais de 100 km de Recife, Bezerros é nacionalmente conhecida como a “Terra do Papangu”, é o 3º maior polo carnavalesco do Estado e tem a maior e melhor folia do interior do Brasil: a Folia do Papangu, que atrai milhares de foliões durante o carnaval, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. 

O domingo de Carnaval é o principal dia em que os “papangus” saem todos de suas casas e tomam as ruas da cidade. 

A tradição de os Papangus, que são Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, saírem em cortejo nas ruas do município, data do século 19.

“Na época da escravatura, as pessoas faziam banquetes e os escravos não podiam participar. Então eles se mascaravam, colocavam fantasias rudimentares e saíam pelas ruas brincando e entravam nas casas de pessoas, pedindo angu de milho. Eles comiam tanto que ficaram conhecidos como 'papa-angu', expressão que, posteriormente, se tornou Papangus”, explica o artista plástico e carnavalesco Robeval Lima, que coordena também o Museu do Papangu de Bezerros.

Com o passar dos anos, essa maneira de se manifestar se tornou uma brincadeira e, somente a partir dos anos 1990 a tradição dos Papangus passou a ser difundida como uma brincadeira de Carnaval, até se transformar nos desfiles de hoje em dia. Eles chegavam a ser motivo de pesadelos para as crianças. “Para elas - inclusive para mim também -, os papangus eram assustadores”, completa Robeval.

No domingo (11), fomos conferir o desfile dos Papangus de Bezerros, a convite da Prefeitura, que preparou uma belíssima festa para recepcionar os jornalistas que foram também registrar a visita da governadora Raquel Lyra, junto com a vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o secretário da SDS, Alessandro Carvalho, o secretário executivo da Casa Civil, Rubem Jr, dentre outros.

Na oportunidade, entrevistamos a prefeita Lucielle Laurentino, muito simpática e recepcionando a todos com muito carinho (vídeo 1), e dois convidados: o prefeito de Águas Bela - cidade da Região do Agreste Meridional do Estado -, Luiz Aroldo (PT) e o deputado federal por Pernambuco, Mendonça Filho (UNIÃO), natural de Belo Jardim, também da Região do Agreste, mas o Central (vídeos 2 e 3).

Na segunda-feira (12), fomos a Vitória de Santo Antão - a Terra da Pitu, onde participou da Coletiva de Imprensa do prefeito Paulo Roberto Arruda, e acompanhou, no início da noite, o desfile dos carros alegóricos, orgulho de todos os vitorienses, um marco do Carnaval da Vitória, que este ano recebeu o nome de Vitória das Alegorias, sendo recepcionados, juntamente com diversos outros jornalistas, blogueiros e influencers, pelo prefeito Paulo Roberto Arruda.

Numa coletiva com muita organização, a mesa foi composta pelo prefeito Paulo Roberto, o vice Edmo Neves, o deputado estadual Joaquim Lira, a deputada federal Isa Arruda e o secretário de Comunicação Djalma Andrade.

O prefeito vitoriense fez um relato histórico do Carnaval da cidade, do surgimento da disputa dos animais, dos carros alegóricos puxados por carroças - sendo talvez os primeiros a surgirem no carnaval do Brasil - e da multiculturalidade do festejo.

 

Nos vídeos 4 e 5, mostramos, respectivamente, momentos da Coletiva de Imprensa.

O Carnaval é a manifestação cultural mais tradicional e popular da Terra das Tabocas, cidade localizada a 53 km do Recife, na Zona da Mata Sul, conhecida pela “bicharada” que toma conta das ruas nos festejos de Momo, na segunda-feira de Carnaval. Camelos, girafas, leões, zebras e bois se encontram no Carnaval da Vitória de Santo Antão, que conta com 150 agremiações, entre blocos, troças e clubes de alegorias. A referência aos animais é uma tradição e está presente nos adereços e nas fantasias dos foliões, que também brincam em meio a trios elétricos e carros alegóricos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias