O 1º dia
Tudo começou no 1º dia, justamente o “Dia da Imprensa no Brasil”, além de ser um ano de eleições, em que o prefeito será candidato à reeleição. Justamente nesse dia tão importante, nosso portal foi bloqueado no WhatsApp da Imprensa, pela sra. Joalline Nascimento, justamente porque reclamamos de, assim como em 2023, não termos direito à pulseira de acesso para podermos produzir matérias do São João.
Pior, o secretário de Cultura Hérlon de Figueiredo Cavalcanti ficou de verificar o que houve, prometendo-nos de nos dar um retorno breve, no entanto a partir desse dia nem sequer atendeu mais nossas ligações. o que, aliás, é de se estranhar, um desrespeito a profissionais de Imprensa (que, verão mais adiante, não foi só a nós), partindo de um profissional que tem a profissão de jornalista.
O mesmo se deu com o secretário de Imprensa, Thiago Sales que - pasmem! – é especializado em Marketing Político. Após também reclamarmos a ele, não obtivemos resposta e foi justamente após nossas mensagens a ele enviadas que nosso nome foi retirado da lista de profissionais de imprensa.
A situação para nós ficou pior depois que reclamamos das péssimas condições oferecidas à imprensa e, consequentemente, à governadora do Estado - caruaruense e ex-prefeita do município por dois mandatos consecutivos -, em que foi impossível a grande quantidade de profissionais de vários veículos a entrevistarem durante a coletiva realizada no meio da rua, numa tenda sem nenhuma condição para tal.
Conforme nossa matéria publicada no portal no dia 2/6 (https://www.difusaobrasil.com.br/noticia/37560/sao-joao-de-caruaru-2024), na “memorável noite” da abertura do São João de Caruaru com o cantor de Axé Music Carlinhos Brown, “A situação foi tão esdrúxula, com todos os profissionais de imprensa aglomerados em frente à governadora, empurrando uns aos outros, buscando melhores condições para o seu trabalho, que as gravações ficaram com um péssimo áudio.
Vários profissionais, de vários veículos, inclusive, saíram reclamando dizendo que era melhor se dirigirem logo para o pátio porque não conseguiram realizar as entrevistas que pretendiam”.
Vide vídeo a seguir:
Na mesma matéria em que fizemos esta reclamação, também cobramos a falta de decoração nos principais pontos da festa:
“Um outro ponto de destaque negativo, que foi assunto recheado de muitos comentários nas redes sociais, durante toda a noite, varando pela madrugada, foi a escuridão e falta dos balõezinhos que enfeitavam a praça em frente ao Assaí, no ano passado, bem como a falta de bandeirinhas no pátio do evento”.
Nesse caso, especificamente, valeu nosso grito de protesto, de denúncias pois, na mesma semana eles providenciaram a decoração. Então, de qualquer forma, colaboramos para melhorar algumas coisas.
Desrespeito
Na quarta-feira (19/6), Latino foi anunciado como atração surpresa no São João de Caruaru, com show no domingo (23/6). Menos de 24 horas depois, o artista cancelou a apresentação no evento alegando “questões políticas”.
Na realidade, a mudança do local de apresentação se deu por conta do grande número de protesto da população. Que, aliás, foram feitos no Instagram da Prefeitura mas, como sempre, por se tratar de críticas negativas, os “mandados obedientes” logo se apressaram em apagar. Mas os prints que fazemos eles não conseguem passar a esponja e ao final deste tópico, publicamos alguns desses.
Latino se apresentaria no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, palco principal, mas a apresentação foi movida para o Polo Azulão. A mudança fez o cantor desistir de realizar o show e, nas redes sociais, ele disse que foi desrespeitado pela organização do São João de Caruaru.
Em sua página no Instagram o cantor Latino, de 51 anos, veio anunciar que não irá mais se apresentar no São João de Caruaru. O cantor estava entre as atrações escaladas, mas disse que a proposta prevista seria uma apresentação ‘surpresa’ no palco principal, mas segundo ele por questões políticas os produtores o transferiram para o palco secundário(Palco Azulão).
A presença do cantor no palco da Capital do Forró já estava sendo muito criticada nas redes sociais, mas o cantor lança ainda um desafio aos produtores: ‘No dia que vocês acharem que estou preparado para o Palco Principal, eu estou aqui’.
Depois, elencou motivos que deveriam fazer ele estar no Palco Principal do São João de Caruaru: “Mais de 100 sucessos nacionais, mais de 30 discos de ouro, dançarinos, show de pirotecnia”, endossa o cantor. Por fim, exalta seu posto como artista com um “Respeita minha história papai, pelo amor de Deus”, e manda um beijo para Pernambuco.
Afinal de contas, o artista não tem culpa da falta de sensibilidade dos que o contrataram e, em seguida, o desrespeitaram.
Alguns comentários da matéria do Blog do Mário Flávio, sobre este assunto e no Instagram, na página oficial do São João de Caruaru, que foi apagado quando ficou abarrotado de críticas:
Errado quem convidou.
O pior absurdo já aconteceu, que foi colocarem Carlinhos Brown para abrir o São João de Caruaru. Lamentável um cantor de AXÉ abrir o maior São João do Brasil!
O São João de Caruaru não é mais o mesmo... Latino é uma Grande Atração Sim, mas não para o São João. Pelo que ouvi e vejo, as pessoas estão optando por cidades menores, onde têm um São João mais Raiz, sem essa de ritmos diferentes de Forró e seus afins!!
É geral a insatisfação. Até que enfim mudaram.
Só queria saber quem é o alienado que faz a grade de programação do São João! Ele parou nos anos 80 foi? Quem é essa múmia, alguém pode me dizer????
Eh sério mesmo isso??
Mais Desrespeito I
Apenas à guisa de demonstração de que não somos só nós os penalizados pelos “donos” do São João de Caruaru, também publicamos o protesto dos profissionais do Blog Garagem Virtual que também se sentiram insatisfeitos com o tratamento recebido.
Aliás, acerca deste assunto de falta de pulseiras, este é outro tema muito mal explicado. Uma das componentes do grupo da Imprensa São João 2024 postou, sem querer, uma mensagem para algum “amigo(a) do peito” e, quando percebeu que o fez no local errado, imediatamente apagou. Mas nossa equipe, como sempre muito atenta, ainda teve tempo de ouvir e anotar o recadinho: “Não se preocupem. Enquanto o Thiago (Thiago Sales, secretário executivo de Comunicação) não impedir, sempre vai ter umas pulseiras pra vocês. Já estão comigo.”
No ano passado, isso aconteceu direto e, geralmente, com a mesma pessoa, que sempre tinha pulseiras reservadas para os amiguinhos.
Apesar de a maioria do pessoal da Imprensa local estar insatisfeita, eles ficam receosos de falar algo que desagrade os donos do São João de Caruaru (secretários de Cultura e de Comunicação, jornalista responsável pela coordenação das ações dos jornalistas “credenciados” e outros, e sejam bloqueados, afastados.....
Poucos, como o pessoal do blog ogaragemvirtual, têm coragem de extravasar o que sentem.
Continua no Balanço do São João de Caruaru 2024 II
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsas