Faltaram Explicações...
A maioria dos caruaruenses e turistas com quem falamos durante todo este mês, nos fazem perguntas que não sabemos responder, como, por exemplo, por que Wesley Safadão, Xand Avião e Nattan não aceitaram participar do São João de Caruaru de 2024?
No dia 15 de março a Prefeitura de Caruaru convocou a imprensa para o anúncio oficial da programação do seu São João 2024 e, no aviso enviado aos veículos de comunicação, a gestão, por meio da Fundação de Cultura, adiantou a ausência de alguns nomes na grade.
“A prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, entrou em contato antecipadamente com os artistasWesley Safadão, Xand Avião e Nattan, e, até o momento, não recebemos resposta”, informava o comunicado. O evento durou 72 dias e, depois desse dia, silêncio absoluto sobre a negativa dos artistas.
Aliás, cabe a pergunta para mais um fato sem explicação: Por que uma “prata da casa”, a Banda Fulô de Mandacaru, também se fez ausente do São João Maior do Mundo e nada se falou sobre esta ausência?
A banda Fulô de Mandacaru surgiu em 2001, com seus componentes ainda adolescentes: Pingo Barros com 10 anos, Armandinho do Acordeon com 15 anos e Diego César (ex-componente) com 15 anos. Em 2004, aconteceu a estreia no palco principal do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, na abertura dos festejos juninos.
No ano seguinte, a banda fez sua primeira turnê internacional, na França, participando do festival Le Grand Soufflet, junto com outros artistas do quilate de Renato Borguetti e Silvério Pessoa. Em 2016, ocorreu a grande consagração e sucesso nacional, com o título de Campeã do Programa SUPERSTAR (Globo), emplacando sucessos nas rádios e TV's.
Após mais de 20 anos, vários CDs e DVDs lançados, a banda atravessa um dos seus melhores momentos.
Um de seus componentes, o Armandinho do Acordeon, é pré-candidato a prefeito de Caruaru. Terá sido este o motivo de a banda não ter sido convidada para fazer parte do São João de Caruaru este ano?
... mas não faltou o show da Eguinha Pocotó
MC Serginho & Lacraia foi uma dupla de funk carioca originada na Favela do Jacarezinho, Rio de Janeiro, que se tornaram conhecidos ao emplacar o hit "Égua Pocotó". Depois de, como disse um internauta, “ressuscitarem Latino”, eu já me perguntava se de repente a dupla reapareceria no São João de Caruaru.
Eis que, de repente, surge um daqueles shows que vieram para surpreender: Manu Bahtidão. E não é que ela nos compensou a falta de MC Serginho & Lacraia? Um dos componentes do grupo proporcionou um show hollywoodiano. Tudo bem que foi uma vergonha, um desrespeito às famílias, imoral para as crianças presentes no pátio, mas teve a dança da égua pocotó, apresentada por uma personagem seminua, com sua dança supersex, compensou a falta da dupla.
Máquina do Tempo
Já que estamos falando de passado no presente, não poderíamos deixar de citar uma outra apresentação digna de uma censura geral, se ainda estivéssemos vivendo nos Tempos da Ditadura. Mas como hoje tudo pode, temos que exaltar a belíssima letra do maior sucesso de mais um grande nome presente no São João de Caruaru: Matuê.
Atentem para a letra - e a ortografia - de seu grande sucesso: Máquina do Tempo:
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah / Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah /Woah, iêh
Ahn, domingão queimando gasolina / Foi mal por comer a sua prima (yeah, yeah) / Mas a bunda dela me fascina, yah (bis)
Eu vou fazer uma máquina do tempo / Encher ela de boldo / Vou voltar pro passado e escrever tudo de novo
Vou pros anos '70, encontrar com o meu sogro / Pra fumar um baseado mais bolado que o outro / Essas ideia não vai (sic) curar com uma bomba
Mas num é do tipo que explode / É do tipo que te lombra / Falei: Cê tá bem gostosinha
Então segura a sua onda / E hoje cê num imagina a cena quando ela me vê
...
Ahn, temaki apertado / Se ela não quer me ligar, eu não tô ligado / Mas o amor dela queima forte tipo um baseado
Ela vai desligar mesmo se eu não me ligar, ela é / (A+, hein)
Por fim, falta de organização e contratos mal negociados
Um outro fato que foi repetido à exaustão foi o relacionado às proibições de transmissão de shows e proibição de entrevistas.
Assim como em 2023, só que em muito maior quantidade, artistas de renome ou desconhecidos do grande público proibiram que seus shows fossem retransmitidos pelas emissoras de TV que cobriram o São João durante todos os dias. Alguns só deram permissão à PrefTV ou então ao máximo de duas emissoras, desde que uma delas fosse a Globo.
Um desses casos foi até gozado: a sra. Joalline só comunicou ao grupo de jornalistas que o cantor Gustavo Mioto não permitiria a transmissão de seu show às 01h35min (Vide print abaixo), após ele já estar no palco. Na mesma hora a transmissão foi suspensa, causando surpresa aos apresentadores que não tinham ainda lido a mensagem, como o da TV PE.
Muitos, também, não aceitaram participar das entrevistas coletivas, deixando os profissionais de imprensa a ver navios.
Ora, será que os responsáveis pelas contratações dos artistas, para composição da grade de um evento tão importante como o São João de Caruaru, não se dão ao trabalho de discutirem as nuances dos contratos? Além disso, o que se vê, no mundo dos negócios, é que aquele que paga é o que tem direito a fazer as maiores exigências. O que se viu aqui - e não é novidade, pois aconteceu também no ano passado - é justamente o contrário.
Só no Maior São João do Mundo podemos ser premiados com tantas trapalhadas...
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 32°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva