O Jaguar conquistou neste sábado (21) o Campeonato Pernambucano Série A2 Betnacional de 2024.
A equipe de Jaboatão dos Guararapes venceu o Decisão na final da competição pelo placar de 1x0, nos Aflitos, com gol anotado pelo artilheiro Pedro Maycon, conquistando o 1º título na história do clube. Em 2025, Jaguar e Decisão estarão na elite do futebol pernambucano.
A partida foi movimentada durante os 90 minutos, mas com superioridade do Jaguar. O time de Jaboatão teve duas finalizações na trave com Daniel Bahia, uma em cada tempo.
Aos 10 minutos da etapa final, após escanteio cobrado por Mhaylon, Tallys cabeceou para o meio e Pedro Maycon, bem posicionado, tocou pro fundo das redes. O Decisão buscou o empate até o último minuto, porém, o Jaguar conseguiu segurar o resultado e confirmar o título.
Com 12 anos de história, o Jaguar conquistou seu primeiro título na história e estará na elite do futebol pernambucano em 2025 de maneira inédita. O Bode do Moxotó ficou com o vice-campeonato, mas voltará a atuar na 1ª Divisão, algo que não acontecia desde 2020.
Pedro Maycon (na foto ao lado abraçando a mãe, já falecida), atacante do Jaguar, que marcou o gol do título, terminou a Série A2 como artilheiro da competição. No total, o jogador anotou 11 dos 28 gols da sua equipe.
História
A Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes (conhecido simplesmente por Jaguar, tem seu nome originado das primeiras sílabas da cidade: JAboatão dos GUARarapes.
O Jaguar fundado em 13 de fevereiro de 2012, pelo advogado Dr. Joaquim Naziazeno do Rego Barretto. Alias, Jaboatão teve Guararapes acrescentado ao seu nome, tornando-se Jaboatão dos Guararapes, por uma luta de Joaquim, que teve seu pai José Hemetério do Rego Barretto como vice-prefeito da cidade.
Dr. Joaquim Barreto, que hoje é presidente de honra do clube, fundou o clube juntamente com seu primogênito, Zeca Barretto (José Hemetério do Rego Barretto Neto, que tem o mesmo nome do avô), primeiro e único presidente.
A Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes iniciou suas atividades profissionais depois de alguns anos disputando campeonatos amadores, fez a sua estreia no profissionalismo na segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol em 2012, com o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
Naquele ano, a equipe ficou em 10º lugar, com 5 vitórias. No mesmo ano, o Jaguar disputou a Copa Pernambuco, ficando em 6º lugar, tendo uma partida histórica contra o Santa Cruz, quando perdeu por 4 a 3. Na temporada 2013, a equipe disputou a Série A2 do Pernambucano e terminou em 8º lugar. Em 2014 o Jaguar fez a sua melhor campanha terminando em 4º lugar.
A equipe jaboatanense participou ainda dos campeonatos da Série A2 em 2014 e 2015, quando resolveu dar um intervalo de 6 anos sem atividades por falta de apoio financeiro.
Em 2022, através do patrocínio da Prefeitura do Jaboatão, o clube voltou às atividades, conseguindo este grande feito.
“É muito importante para Jaboatão dos Guararapes essa vitória do Jaguar. Era um desejo que os jaboatanenses tinham, em ter um clube genuinamente de Jaboatão na elite do futebol pernambucano. Eu digo isso, porque de uma semana para cá, desde o dia do nosso acesso, a gente vem recebendo muitos parabéns e eu noto a felicidade e o orgulho das pessoas na rua e isso me dá também muita felicidade, como também para o meu pai”, ressalta Zeca.
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo limpo