Terça, 15 de Outubro de 2024 06:19
81981941434
GERAL Mobilidade

CLDF debate alteração do nome da DF-097 para Estrada Parque Brazlândia

A Câmara Legislativa do DF realiza, nesta terça-feira (24), uma audiência pública para discutir o projeto de lei nº 1070/2024, que muda o nome da r...

23/09/2024 15h13
Por: Marcos Lima Fonte: Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

A Câmara Legislativa do DF realiza, nesta terça-feira (24), uma audiência pública para discutir o projeto de lei nº 1070/2024, que muda o nome da rodovia DF-097 para “Estrada Parque Brazlândia”. O encontro ocorre às 19h no Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Tanto a audiência quanto o PL são de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que argumenta que a mudança de nomenclatura visa não apenas destacar a importância da estrada para a região, mas também busca promover a participação da comunidade na discussão sobre a infraestrutura local e seu impacto no desenvolvimento econômico e social.

A DF-097 margeia a Colônia Agrícola 26 de Setembro e o Parque Nacional de Brasília, ligando-se à Estrada Parque Contorno (DF-001). Atualmente, a via está apenas parcialmente asfaltada e não se apresenta como solução para quem se desloca de Brazlândia ao Plano Piloto.

“Brazlândia ainda sofre com o seu isolamento geográfico, considerando as pouquíssimas alternativas que a população daquela localidade possui para poder sair da Região e dirigir-se a outras do DF”, afirma a parlamentar. Belmonte argumenta ainda que a falta de alternativas viáveis para o tráfego de veículos aumenta o trajeto de deslocamento da população, que muitas vezes é obrigada a utilizar rotas mais longas, como a EPTG, prolongando sua viagem em até 1,5 hora.

A deputada avalia que a proposta de rebatizar a rodovia pode chamar a atenção para a necessidade de melhorar a infraestrutura da via, fomentando o crescimento econômico local e oferecendo uma alternativa à Via Estrutural, que frequentemente sofre com congestionamentos. Com a audiência, a deputada prevê que a população possa contribuir para as decisões que afetarão suas vidas. “A audiência pública é um instrumento essencial para fortalecer o exercício da cidadania e a participação popular na gestão pública”, afirma Belmonte.

A audiência desta terça-feira é aberta à população e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e pelo YouTube da Casa. 

Christopher Gama/ Agência CLDF de Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias