"Ainda estou aqui" foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme, nesta quinta-feira (23). É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar.
"Emilia Pérez", drama musical francês, foi o campeão de indicações com 13. O segundo mais indicado foi "O Brutalista", com 10 menções.
A produção brasileira teve, ainda, outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). O filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres é o primeiro longa original Globoplay.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.
O Filme
Fernanda Montenegro interpreta Eunice Paiva no fim da vida em "Ainda Estou Aqui"; ela morreu aos 86 anos em 2018, quatro anos após a Comissão Nacional da Verdade emitir o relatório que solucionou o desaparecimento de Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” - um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
Fernanda Torres concorre ao Oscar, 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por "Central do Brasil" (1998), também dirigido por Walter Salles. Foi a última vez em que o Brasil apareceu em categorias de atuação.
Quem disputa o Oscar de Melhor Filme Internacional com 'Ainda estou aqui'?
"Emilia Pérez" (França)
"Flow" (Letônia)
"A Garota da Agulha" (Dinamarca)
"A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha)
O Brasil já foi indicado outras quatro vezes na categoria de filmes internacionais, mas nunca venceu.
Indicações do Brasil ao Oscar
Até esta edição, o Brasil já tinha sido indicado a prêmios do Oscar em 13 cerimônias, considerando filmes nacionais e coproduções com outros países. Foram várias categorias, mas nunca ganhamos uma estatueta.
5 indicações
Na categoria Melhor Filme Internacional, o Brasil agora tem cinco indicações:
"O Pagador de Promessas", em 1963;
"O Quatrilho", em 1996;
"O Que É Isso, Companheiro?", em 1998;
"Central do Brasil", em 1999;
"Ainda Estou Aqui", em 2025.
Lista dos indicados ao Oscar 2025 que concorrem com o Brasil:
Filme
'Ainda estou aqui' - Brasil
'A garota da agulha' - Dinamarca
'Emilia Pérez' - França
'A semente do fruto sagrado' - Alemanha
'Flow' - Letônia
Atriz
Cynthia Erivo - 'Wicked'
Karla Sofía Gascón - 'Emilia Pérez'
Mikey Madison - 'Anora'
Demi Moore - 'A substância'
Fernanda Torres - 'Ainda estou aqui'
Melhor filme internacional
'Anora'
'O brutalista'
'Um completo desconhecido'
'Conclave'
'Duna: Parte 2'
'Emilia Pérez'
'Ainda estou aqui'
'Nickel boys'
'A substância'
'Wicked'
Alguns outros prêmios conquistados pela produção de Walter Salles:
O sucesso de “Ainda Estou Aqui” não se reflete apenas nas bilheteiras, nas quais o filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de espectadores. A produção também vem conquistando reconhecimento em festivais internacionais, o que aumenta ainda mais suas chances para o Oscar 2025.
A trajetória de sucesso do filme teve início no Festival de Veneza 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro.
Desde então, diversos outros eventos têm reconhecido a qualidade da produção estrelada por Fernanda Torres. Saiba para quais categorias do Oscar “Ainda Estou Aqui” está cotado.
Confira a lista dos principais prêmios de “Ainda Estou Aqui”:
Festival de Veneza 2024
Em um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, a produção “Ainda Estou Aqui” ganhou o prêmio de Melhor Roteiro e também recebeu o prêmio Green Drop, concedido ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos” e, ainda em Veneza, o filme levou o troféu do Júri SIGNIS, concedido pela Associação Católica Mundial para Comunicação, que costuma reconhecer projetos que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz.
Critics Choice Association
No evento paralelo do Critics Choice Awards, um dos maiores prêmios do cinema, Fernanda Torres foi reconhecida no Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira.
Vancouver International Film Festival
Nesse feastival, a produção recebeu o prêmio do público, o Gala & Special Presentations Audience Award.
Mill Valley Film Festival
“Ainda Estou Aqui” foi premiado com o Audience Favorite World Cinema, concedido pelo público do evento.
Pingyao International Film Festival
O festival de cinema de Pingyao, em Shanxi, China, homenageou o diretor Walter Salles com o prêmio Crouching Tiger Hidden Dragon East-West Award.
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em um dos principais eventos de cinema do país, a produção foi eleita pelo público como o melhor filme nacional de ficção da Mostra.
Miami Film Festival
“Ainda Estou Aqui” foi agraciado com o prêmio do público, o Audience Award.
"Ainda Estou Aqui" é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 • Divulgação/Alile Dara Onawale.
Globo de Ouro
No último dia 6, o cinema brasileiro viveu um momento histórico, com a atriz Fernanda Torres recebendo, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.
A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui, onde ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar.
Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
"Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, durante o discurso de agradecimento pelo Globo de Ouro.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas