Quanto mais aumentam os crimes administrativos, os índices de corrupção e o cerceamento à liberdade de expressão, mais aumenta o trabalho dos profissionais que se dedicam a esse tipo de jornalismo e, concomitantemente, mais cresce o assédio judicial sobre os mesmos. Mas eles não se dobram.
Em Recife, por exemplo, tivemos, em novembro do ano passado, um caso envolvendo o jornalista Ricardo Antunes, que repercutiu em todo o país, inclusive no exterior, exceto na imprensa pernambucana, em que o juiz Laiete Jatobá Neto, da 3ª Vara Criminal, recentemente acatou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra a dupla responsável pelo violento caso (mandante e executor) e deu prazo de dez dias para que responda por escrito à acusação de lesão corporal grave feita pelo MPPE.
Em 2024, a Facto Seminários fechou o ano com a realização do evento Cenários para 2025 que trouxe, entre outros, o comentarista político, músico e bacharel de Direito Caio Copolla. O jovem debatedor paulista participou do painel mediado pelo então recém eleito como vereador do Recife, o jornalista Eduardo Moura, que trouxeram uma análise instigante sobre democracia, mídia e o cenário político brasileiro, proporcionando o melhor momento de eventos do segmento no ano passado.
O Seminário Facto 2025 está chegando com uma programação que reúne os principais nomes do jornalismo, do direito, da economia e da política para discutir o que realmente move o Brasil.
Este ano, a Facto realiza o 1º evento do mesmo tema, em 2025, que também se realizará no Novotel Recife Marina, nesta segunda-feira, 09 de junho, das 14h às 21h, trazendo novamente grandes nomes de categoria nacional, entre os quais Roberto Cabrini, Juliana Dal Piva, Lucas Mourão, Melillo Dinis e outros, reunindo quem pensa o Brasil com seriedade e profundidade.
O cenário da economia também será focado no Painel 2: Perspectivas para o Desenvolvimento de Pernambuco e contará com o economista Eric Lisboa Coda, funcionário da Secretaria do Tesouro Nacional atualmente à disposição do governo de Pernambuco, como chefe do Escritório de Representação em Brasília e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.
Esse mesmo painel terá, ainda, a palestra “Responsabilidade Fiscal, Política e Comunicação”, a ser ministrada pelo presidente da Empetur - Empresa de Turismo de Pernambuco Eduardo Loyo, mesmo o presidente estando totalmente envolvido num grande evento, o Roadshow Pernambuco Naturalmente Incrível, que já passou por cinco cidades latino-americanas.
O moderador desse painel será o presidente da Fiepe, Bruno Veloso.
Importante destacar, ainda, que o evento, este ano, terá como apresentador o renomado jornalista, pós-graduado em Rádio e Televisão e mestrando em Administração e Marketing Daniel Cruz.
Sensação
Vento
Umidade