BEACH CLASS
ITALIANA FIAT É GPTW
MARULHOS RESORT
Caruaru - PE

Nova orientação do Ministério da Saúde altera reforço da vacina de meningite em crianças

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEA Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que, confo...

02/07/2025 14h29
Por: Marcos Lima
Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que, conforme nova orientação do Ministério da Saúde (MS), a partir da terça-feira (1º), a vacina de reforço contra a meningite para crianças de um ano passa a ser realizada com a vacina meningocócica ACWY, substituindo a anteriormente aplicada vacina meningocócica C.

O novo esquema de vacinação contra a meningite segue as seguintes recomendações: três meses: vacina meningocócica C; cinco meses: vacina meningocócica C; um ano: reforço com a vacina ACWY; 11 anos: reforço com a vacina ACWY.

A dose de reforço com a vacina ACWY deve ser aplicada até, no máximo, quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Importante destacar que crianças que já receberam a dose de reforço com a meningocócica C não precisam ser revacinadas, pois a dose anterior continua válida.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Saúde.

A mudança visa ampliar a proteção contra os principais tipos de meningite e reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a prevenção de doenças graves na infância e adolescência.

“Essa mudança tem como objetivo ampliar a proteção das nossas crianças contra os principais sorogrupos da meningite, garantindo uma resposta imunológica ainda mais eficaz. Estamos à disposição nas unidades de saúde para orientar e atualizar a caderneta de vacinação,” afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Tatiane Lino.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários