
Não causou estranheza ao Governo de Pernambuco a nota divulgada pela Urbana-PE. O foco em aumento de tarifa e a ausência de priorização na melhoria do transporte vêm se repetindo há anos por parte do setor empresarial.
Não há qualquer dúvida de que o Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife precisa de um conjunto de medidas para atender com dignidade seus usuários. O Governo do Estado vai fazer a sua parte e vai cobrar dos empresários também.
Na perseguição dessa meta, a gestão estadual irá mobilizar todos os recursos materiais, humanos e legais de suas secretarias e demais órgãos. Esse é um compromisso do Governo com os quase dois milhões de pessoas que utilizam diariamente o sistema.
Não aceitaremos ameaças nem intimidações de qualquer grupo ou segmento, principalmente daqueles que recebem subsídios públicos sem contrapartidas na qualidade do serviço. A caminhada rumo a um novo momento no transporte público em Pernambuco começou e avançará.
___________________________________________
Da Redação
USUÁRIO DO RECIFE É O QUE MAIS SOFRE EM FILAS DE ESPERA
Pesquisa realizada pelo Aplicativo Movit apontou que o tempo de espera por um transporte público no Recife é o maior do País. O usuário de ônibus e trens na capital pernambucana sofre na espera até 24,88 minutos.
Conforme a lista a seguir, o tempo de espera em Brasília é de 23,48 minutos e, em Salvador, de 22,93 minutos.
10 cidades com maior tempo médio de espera no Brasil (em minutos)
Recife – 24,88
Brasília – 23,48
Salvador – 22,93
Fortaleza – 19,91
Campinas – 19,8
Belo Horizonte – 18,81
Rio de Janeiro – 17
Porto Alegre – 16,84
São Paulo – 15,65
Curitiba – 13,19
A capital pernambucana aparece no levantamento ainda como a segunda do País em que há o maior tempo de deslocamento médio, com a marca de 62 minutos, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e empatado com São Paulo.