Teve início na noite de segunda (03) a primeira parte do Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira. A iniciativa faz parte da programação das prévias carnavalescas promovidas pela Prefeitura do Recife e a competição é voltada para porta estandartes de Clubes de Frevo, de Troças Carnavalescas, de Maracatus de Baque Virado, de Maracatus de Baque Solto, de Caboclinhos, de Tribos de Índio; flabelista de Blocos de Pau e Cordas; mestres sala e porta bandeiras de Escolas de Samba. As competições acontecem sempre no Pátio de São Pedro, bairro de São José, e a próxima disputa será na quarta-feira (05). A premiação varia entre R$ 1.800 e R$ 960,00.
Na noite desta segunda-feira (03) disputaram os candidatos a melhor Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado, Porta Estandarte de Maracatu de Baque Solto, Porta Estandarte de Tribo de Índio e Porta Estandarte de Caboclinho. As atrações que animaram as evoluções foram do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Tribo de Índios Tupiniquins e Caboclinhos Tainá. Ao todo foram inscritos para esta noite 45 concorrentes.
Na categoria porta estandarte de Tribo de Índio Adulto, pela primeira vez uma mulher ganha a disputa. A vencedora foi Rosimary Nunes de Souza, da Tribo de Índio Papo Amarelo.
Entre os pequenos o destaque foi Rhyan Pablo, de 9 anos, que participou pela primeira vez do concurso. Rhyan disputou na categoria infantil a melhor Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado, representando o Maracatu Estrela Dalva, do Coque. Nervoso pela conquista ele falou da emoção de levar o primeiro lugar. “Eu estou tão nervoso que chega estou me treme do todo! Mas estou muito feliz porque foi a primeira vez que participei e ganhei. Ano que vem quero voltar. É uma emoção boa!”, explicou o pequeno.
Durante as apresentações os jurados observaram a diversidade de passos executados pelos concorrentes, a postura ao levar nas mãos o maior símbolo da agremiação e a indumentária, que deve estar sempre de acordo com o perfil da agremiação que representam. Foram ainda premiados os segundos lugares de cada tipo de agremiação que subiu ao palco nesta noite.
Amanhã (quarta-feira, 05) é a vez dos candidatos inscritos nas modalidades Porta Estandarte de Clube de Frevo e Troça Carnavalesca, Porta Flabelo (Flabelista) de Bloco de Pau e Corda, Porta Estandarte de Boi, além de Mestre Sala e Porta Bandeira disputarem primeiros e segundo lugares. O concurso começa às 18h, no Pátio de São Pedro, e conta com 58 inscritos.
Confira os vencedores desta noite:
Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado:
Adulto
1º lugar: Josenildo Silva (Nido Escovão), do Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria
2º lugar: Levy Carlos da Silva, do Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria
Infantil
1º lugar: Rhyan Pablo Oliveira, do Maracatu
de Baque Virado Estrela Dalva
2º lugar: Luyd dos Anjos, do Maracatu de Baque Virado Estrela Dalva
Porta Estandarte de Baque Solto:
Adulto
1º lugar: Eder Dias, do Maracatu de Baque Solto Crzeiro do Forte
2º lugar: Wilton José, do Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro de Olinda
Porta Estandarte de Tribo de Índio:
Adulto
1º lugar: Rosimary Nunes de Souza, da Tribo de Índio Papo Amarelo, primeira mulher na história do concurso a ganhar a primeira colocação
2º lugar: Sílvio José da Silva, da Tribo de Índio Ventania
Infantil
1º lugar: Arthur Willyan de Castro, da Tribo Indígena Orubá
2º lugar: Guilherme Silva de Araújo, da Tribo Indígena Orubá
Porta Estandarte de Caboclinho
Adulto
1º lugar: Alex de Freitas Carvalho, do Caboclinho Tainá
2º lugar: Jonas Henrique Tenório da Silva da Tribo Indígena Tayguara
Infantil
1º lugar: Lucas Alves Gomes, Caboclinho Tainá
2º lugar: Lucas Fernandes Gomes da Silva, Caboclinho Caetés de Recife