Sexta, 04 de Setembro de 2026
23°C 27°C
Recife, PE
Publicidade

O USO DAS REDES SOCIAIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DE PALESTRA NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO

Entre os principais perigos na internet que expõem crianças e adolescentes um deles é o acesso a conteúdo malicioso e inapropriado para menores

Marcos Lima
Por: Marcos Lima Fonte: Redação do Portal Difusão Brasil
09/05/2023 às 20h11
O USO DAS REDES SOCIAIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DE PALESTRA NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO
Juíza do Trabalho Andrea Keust e o presidente da ABCCRIM Cristiano Carrilho ( Foto Juan Carlos).

 

 

O celular para uso das redes sociais está presente na vida de 155,2 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais segundo o IBGE. O número representava 84,4% da população acima de 10 anos em 2021, sendo um percentual maior que o estimado em 2019 (81,4%) e o tempo médio de uso nas redes sociais é uma média de 5,4 horas por dia, segundo pesquisas de 2021. 

Entre os principais perigos na internet que expõem crianças e adolescentes podemos exemplificar o acesso a conteúdo malicioso e inapropriado para menores; a exposição dos menores para manterem contatos virtuais com pessoas abusivas ou mal-intencionadas expondo-as a riscos de pedofilia e outras perversões; exposição à violação a proteção de dados por parte de pessoas que querem roubar informações dos celulares e computadores para fins fraudulentos e estelionato; uso de aplicativos inseguros em dispositivos móveis; entre outros. 

No contexto das redes sociais existe a enorme velocidade na difusão de informações que não necessariamente conduzem à construção de conhecimento e sim expõem crianças e adolescentes a desafios que resultam em danos a saúde física e mental, danos materiais e morte. 

A principal motivação psíquica para estes desafios pode ser inicialmente uma excitação, porém, alguns envolvem chantagens com ameaças de exposição de fotos de conteúdo sexual que após serem compartilhadas são usadas como meio chantagem para obrigar as crianças e adolescentes a cumprir estes desafios. 

Entre os mais comuns, algumas crianças vêm sendo estimuladas a atear fogo e torturar animais, tatuar frases no corpo e na parte genital, mutilar, expor nudez e praticar atos libidinosos. 

Visando a debater a questão, na próxima quinta-feira, 18 de maio, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais - ABCCRIM, professor Cristiano Carrilho, juntamente com a Juíza do Trabalho Andrea Keust e a Procuradora do Trabalho Jailda Pinto participarão da palestra “O Uso das Redes Sociais por Crianças e Adolescentes”. 

O evento é gratuito e será no pleno do TRT6, aberto ao público, mediante inscrições pela internet através do link https://forms.gle/CYebHjporKWgtzo99.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Andrea Keust Há 3 anos Recife Vai ser show!!!
CRISTIANO CARRILHO SILVEIRA DE MEDEIROSHá 3 anos RecifeEstaremos lá esperando vocês.
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias